O princípio de tudo é entender que o ato de publicar um livro é igual ao início de qualquer carreira. Por exemplo: um Engenheiro recém formado não começa por cima, ocupando cargos de chefia e ganhando altos salários. Ele, aos poucos, com muito esforço e comprovação de aptidão, vai subindo degrau a degrau até conseguir sucesso.
Temos que ouvir aquela voz, lá no fundo, que nos diz lindamente, “você não é tão bom”. Sim, o melhor conselho possível ao publicar um livro é justamente este, pois o ato de publicar não significa, de forma alguma, fazer sucesso ou ganhar dinheiro. Publicar significa um dos pontos que já abordamos aqui no blog, que é colocar seu trabalho à prova.
Os caminhos para publicar podem variar. Via um editor, através de selos pequenos, concursos ou até mesmo optando pela autopublicação. Seja qual for a estrada, tenha certeza que a rota não é curta. Pelo contrário, possivelmente uma via sinuosa, um verdadeiro caminho das pedras que lhe é imensamente útil, permitindo um entendimento maior do processo e pessoas envolvidas, além de iniciar de fato o intercâmbio de informação com o grande público.