Análise de um Poema Visual
Clichetes – Philadelpho Menezes
Por Alice Marimon
Poemas visuais tem o significante papel na poesia de oportunizar áreas de diversas compreensões e interpretações relacionadas a arte visual. Esses poemas trazem aspectos de forte bagagem sobre ideias do mundo em que vivemos, muitas vezes relacionadas a mensagens escondidas em máscaras sociológicas. Um grande exemplo conectado com esse estudo da sociedade é presente no poema chamado “Clichetes”, feito por Philadelpho Menezes. O autor trouxe a figura da embalagem dos chicletes com expressões como “Goma de mascarar, Clichetes, e Sabor mental”. Ele fez trocadilhos para confundirmos chicletes com clichetes, dando a ideia de que existem clichês nesta suposta goma que mascaram a real verdade que temos dentro de nós. O sabor mental, pode ser interpretado com essa falsa verdade impregnada em nossas mentes que desenvolve esses tais clichês. De fato, esse poema tem direta conexão com o problema global da saúde, especificamente a saúde mental dos indivíduos na sociedade.
No mundo em que vivemos hoje não podemos deixar de notar as diversas crenças limitantes estabilizadas inconscientemente nas nossas mentes. Firmes e fortes como pregos na madeira, elas nos induzem a agir de certas formas no nosso cotidiano. Essas crenças derivam de hábitos e tradições criadas e repassadas pelos nossos antepassados. Ao analisar nossa sociedade, temos clareza dessas tais influências. Exemplos podem ser vistos desde a arquitetura de nossas cidades, até o estereótipo formado sobre o jeito que pessoas se portam ou se vestem. Quando pensamos com nossa essência, vemos que esses julgamentos estereotipados não passam de meros clichês pejorativos. Essas falsas máscaras criadas ao redor de nossas mentes, grudam em nossos pensamentos como chicletes grudam no cabelo, os dois são extremamente difíceis de remover.
No intuito de ressignificar essas falsas máscaras, devemos sair do piloto automático e focar no nosso verdadeiro Eu interior.
Para saber mais entre em contato conosco:
atendimento@melhorpubli.com.br
Nos siga, curta e compartilhe também em nossas redes sociais.
Instagram: @melhorpubli
Facebook: facebook.com/melhorpubli