A maioria das pessoas tem dificuldade em lidar com pessoas. Dê certa forma parece até incongruente, pois somos semelhantes, somos pessoas, então provem de onde tanta adversidade?
Talvez sejamos egoístas, por só querermos ver nosso ponto de vista e deixarmos de considerar que nosso semelhante possa ter uma visão e um posicionamento revés ao nosso. Pessoas vivem em realidades diferentes, suas verdades foram construídas relacionadas as influências familiares e comportamentais do meio em que viveram. Cada individuo tem seus olhos para perceber o mundo, as vezes as diferenças em enxergar mudam a forma em que nos relacionamos com outras pessoas.
Somos seres individuais, mas ao mesmo tempo interligados. Apesar de sermos seres independente, somos interconectados com tudo e todos. Somos como células, nós reproduzimos e geramos outras células-troncos independentes de nós, mas que nos conectamos para formar um todo. Unicidade, várias partes independentes que precisamos umas das outras para formar um todo. Não temos ideia da dimensão da vida universal. O tempo e espaço se tornam relativos. A expansão mental aprimora e otimiza a administração de possibilidades e realidades, é transcender dentro do infinito. Pensar que pode existir uma opinião diversa da sua, ou um posicionamento diverso do seu, não é questão de certo ou errado, são ponderações baseados em verdades, em realidades dissemelhante da sua e devem ser respeitadas.
Certa vez deparei-me em uma situação inusitada com uma amiga que estava com dificuldades em seu relacionamento afetivo, muitas discussões e pontos de vistas distintos. Em um pedaço de papel fiz um desenho e perguntei para ela o que estava vendo? Prontamente me respondeu: o número 6. Então pedi para ela se levantar da cadeira e fazer a volta na mesa e sentar-se do lado oposto que estava, então repeti a pergunta do que ela estava vendo. Ela respondeu: o número 9. Logo, começamos a conversar sobre ponto de vista, que não existe certo ou errado, que tudo é relativo. O correto para mim, pode não ser o correto para você.
Quando deixamos de ser egoístas e passamos a pensar mais em nosso semelhante esse é o passo primordial para prosperarmos, não só na vida afetiva, mas em todos os campos da nossa vida, inclusive o profissional.
“a humildade é e o primeiro degrau para a sabedoria”
Tomás de Aquino