O estresse pode ser causador e ou agravador de uma série de doenças como às doenças dermatológicas, asma, alérgicas até doenças imunológicas, todas relacionadas de alguma forma à ativação excessiva e prolongada desse celerado silencioso.
É sabido por todos que o estresse pode desencadear desde uma simples gastrite, até uma úlcera. O famoso cirurgião Alípio Corrêa Neto, da Universidade Federal de São Paulo, dizia que se alguém afirmasse, há décadas, que a úlcera péptica era psicossomática ririam dele; hoje, se deixasse de dizê-lo, ririam dele. Mas, é principalmente a nível das coronárias, que o estresse pode ser um matador silencioso.
Ter uma sobrecarga repetida e crônica do sistema nervoso autônomo, em uma pessoa que já tenha histórico de lesão nas artérias coronárias, seja provocada por fumo, gordura excessiva na alimentação, obesidade ou colesterol pode levar a muitos problemas. Inclusive sintomas psíquicos como perturbações de comportamento ou exacerbação de problemas sociopáticos, temporários ou não.
A angústia é comum e as exacerbações de sensibilidade com provocações e discussões são mais frequentes. Existem também as “fugas”, que todos conhecemos, a pessoa refugia-se em excessos, sendo na bebida, no consumo de drogas ilícitas e ou medicamentos.
Mas como diminuir o estresse? Quando possível, devemos parar para pensar, para nos darmos a liberdade de termos um tempo para refletir sobre cada um de nós e seus esquemas pessoais, familiares, sociais, de trabalho, de estudos e até financeiros. Devemos reformular a vida, procurando reduzir as áreas geradoras de estresse.
Procurar um Coach da Vida em Alta Performance pode ser uma excelente alternativa. A solução pode resumir-se somente às necessárias mudanças do modo de viver, incluindo lazer ou uma pequena prática esportiva constante pois, a principal atitude ainda é um alerta ao modo de viver e de trabalhar com as emoções e vivências que a vida nos proporciona. E aí está a verdadeira e milenar sabedoria.
Para saber mais entre em contato conosco:
atendimento@melhorpubli.com.br
Nos siga, curta e compartilhe também em nossas redes sociais.
Instagram: @melhorpubli
Facebook: facebook.com/melhorpubli