Prototipagem, substantivo feminino, desenvolvimento ou criação de protótipos, modelos iniciais de alguma coisa que podem ser, posteriormente, usados como padrão. É a arte de transferir ideias do âmbito conceitual para a realidade. É todo e qualquer objeto físico ou virtual que simula uma interação para validar uma ideia.
Vamos exemplificar uma das diversas maneiras de prototipar. Primeiramente descreva seu problema e depois defina o protótipo. (vídeo, desenho, simulações, maquete, fluxograma)
Mas como fazer um protótipo?!
Calma que a seguir vamos demonstrar o passo a passo do processo.
Após descrever o problema, você precisa responder aos questionamentos abaixo.
Qual a essência da minha ideia? incentivo a cultura e produção textual dentro de uma realidade diversa da comumente estabelecida pela sociedade em geral.
O que preciso aprender com esse teste? qual a melhor forma de demonstrar uma realidade diversa, mas adequada a todas as pessoas.
Como posso executá-lo? Como posso apresentar a essência da minha ideia a alguém? através de um esboço do livro a ser produzido. Título para a obra.
Para quem é este protótipo? para o autor e seus potenciais leitores.
De quê preciso para executá-lo? (materiais, local, pessoas)? capa provisória, conteúdo provisório e disposição provisória.
Qual o melhor momento para realizar o teste? Imediatamente após a disponibilização do material, capa…
Quais ferramentas posso precisar durante o teste? Imagens virtuais, pré-projeto virtual…
Identificado o problema: Tempo para conversão de estoque em vendas muito longo. E tendo o tipo de protótipo escolhido: Fluxograma do funil inbound. Vamos a execução da prototipagem.
1- Definição da solução: Automatizar o inbound
2- O que se quer aprender e medir na prototipagem? Gerar interesse: blog e redes sociais; Gerar conhecimento: e-book e webnars; Gerar engajamento: insta e e-mail marketing; criar comunidade: grupo do telegram.
3- Quem faz o quê? Fulano, tudo relacionado a marketing; secretaria: controle grupo telegram; autora: grupo do telegram; editora: conteúdo.
4- Estipule um roteiro de entrevista e defina quem será entrevistado? Publico alvo da obra. Contextualização: estilo de vida, rotinas, preferencias, interesses em literatura, gêneros preferidos, uma boa e uma má experiência com literatura. Intermediarias: como busco literatura? que tipo de livros prefere: e-book ou físico? O que mais lhe influencia na hora de escolher um livro? Orientações: melhor forma de gerar relacionamento com você? O quanto seria útil para você esta literatura? Qual informações deveriam ter nesta obra? Consolidadoras: esta forma de comunicação faz sentido para você? Onde poderia melhorar? Você gostaria de participar de uma comunidade?
Última fase está na coleta dos feedbacks para validação do seu protótipo.
- O que funcionou no protótipo?
- O que não funcionou?
- Que perguntas foram feitas durante o teste?
- Que novas inspirações surgiram?
Após responder estes questionamentos com as informações obtidas anteriormente você estará com sua ideia validada e pronta a ser realizada e comercializada.
Muito importante, lembre-se de anotar todos os passos, fatos e acontecimentos, pois essas informações serão essenciais posteriormente.
Para saber mais entre em contato conosco:
atendimento@melhorpubli.com.br
Nos siga, curta e compartilhe também em nossas redes sociais.
Instagram: @melhorpubli
Facebook: facebook.com/melhorpubli