Umas das competências imprescindíveis de um líder é saber escutar. A escuta ativa estabelece conexão, confiança e deve ser uma das habilidades da liderança.
Fatores, geralmente, impeditivos da escuta ativa são os julgamentos, filtros, desinteresse, convicções, paradigmas, distrações, preocupações com outros assuntos e pensar em experiências semelhantes já vivenciadas.
Torne-se mais eficaz em seu desempenho, aprimore sua escuta. Coloque-se em uma posição corporal frente a frente ao interlocutor e com contato visual. Olhe para o outro com atenção. Evite interromper, aguarda as pausas para tirar dúvidas ou solicitar esclarecimentos. Dê espaço para o silêncio e reflexão do outro.
Acompanhe a escuta com gestos e entendimentos, acenos de cabeça ou sim, entendo… incentivam o emissor a continuar falando e expondo seu ponto de vista, opinião e ideias. Não mude de assunto ou controle a conversa. Evite dar conselhos. Seja receptivo e não haja de forma confortativa.
Escute sempre com atenção e paciência. Não finja que está escutando. Na dúvida, cheque a compreensão, repetindo com suas palavras o que escutou e compreendeu. Outro aspecto muito importante, não tente completar as frases, aguarde a conclusão do pensamento do outro.
Por fim, evite demonstrar-se apressado ou muito ocupado. Suspenda julgamentos que podem dificultar a compreensão do relato. Auxilie o outro a pensar na solução através de perguntas, mas faça com que as respostas sugam dele ou dela. Evite agir como se soubesse de tudo. Desta forma, você valorizará a pessoa a sua frente.
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