Entender os motivos que levam os clientes a inadimplência pode ajudar sua empresa a se proteger e ter formas de minimizar o impacto da inadimplência na saúde financeira.
Geralmente, as principais causas são: dificuldades financeiras pessoais, desemprego, falta de controle de gastos, comprar para terceiros, atraso no salário, renda comprometida com outras despesas, redução na renda, doenças e, infelizmente, má fé. O Rio Grande do Sul possui uma taxa elevada de inadimplência em âmbito nacional, sendo a maior parte das dívidas com o setor de bancos e cartões.
Segue algumas dicas para evitar a inadimplência na sua empresa.
Estabeleça política de crédito, considerando limites e prazos de pagamento; solicite apresentação de documentos pessoais, como identificação, comprovante de endereço e de renda; mantenha os cadastros sempre atualizados; consulte o serviço de proteção ao crédito; analise o histórico do cliente em pagamentos e financiamentos anteriores; incentive o uso de cartões de crédito e débito; defina critérios para aceitação ou não de cheques e emissão de boletos.
Aposte no bom atendimento e na construção de um relacionamento saudável com seus clientes. Organização e comunicação são elementos essenciais. Essas ações visam melhorar a saúde financeira para a empresa, tendo capital de giro e resultados financeiros positivos.
Mas como recuperar valores pendentes? Mantenha uma política de renegociação de dívidas. Conceda descontos para os inadimplentes mais antigos. Utilize, primeiramente, formas de cobranças instantâneas para a recuperação do crédito, pois quanto mais rápida e eficaz, menor será a dívida. Após três dias, já entre em contato por telefone, WhatsApp ou e-mail avisando do débito pendência e como você pode ajuda-lo a regularizar. Um bom relacionamento é tudo, inclusive em momentos de dificuldade de seu cliente.
Afinal, nossos clientes são nossos maiores tesouros.
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